Problemas com nematoides? Saiba como evitá-los e garantir uma lavoura saudável
Os nematoides são uma praga de difícil controle, que causam perdas expressivas de produtividade na agricultura brasileira.
De acordo com levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN), as perdas somam cerca de 35 bilhões de reais anualmente (em valores de 2021). Deste valor, aproximadamente 16 bilhões representam o prejuízo apenas na cultura da soja.
A adoção de estratégias de manejo voltadas para o controle de nematoides ainda é negligenciada por muitos agricultores, por não perceberem os riscos e perdas provocadas em suas lavouras.
O primeiro passo para evitar ou enfrentar o problema dos nematoides é o diagnóstico correto.
Quais os sintomas da presença de nematoides?
Os nematoides causam danos diretos e indiretos nas plantas. O dano direto mais evidente são as lesões, que por si só já podem reduzir o desenvolvimento e provocar perdas de produtividade.
Além disso, há ainda os danos indiretos, como a presença de fungos oportunistas que se aproveitam das lesões para parasitar as plantas, aumentando ainda mais os prejuízos.
Visualmente, os sintomas da infestação de nematoides são parecidos com a deficiência nutricional, uma vez que a planta de fato passa a apresentar dificuldades na absorção de nutrientes e também de água.
As áreas afetadas costumam ter formato circular, também chamados de reboleiras, e ocorrem principalmente nas áreas próximas a estradas e de escoamento de água.
Como fazer o manejo de nematoides?
Uma das estratégias de controle dos nematoides é a realização de um manejo biológico completo do solo, pois desta forma a área afetada e a lavoura como um todo terão diversos outros benefícios, gerando maior rentabilidade para o produtor.
Outras ferramentas que também podem ser usadas são a escolha de cultivares resistentes, a rotação de culturas e o plantio consorciado, por exemplo com o uso de braquiária.